Helsínquia - Finlândia

Helsínquia (como é escrito em finlandês e inglês) é a terceira maior capital dos países escandinavos com 560 mil habitantes. Construída e reconstruída sob o domínio russo, muitos de seus prédios foram inspirados na sua então capital St. Petersburgo (perderia o posto para Moscou em 1918). Os meses de verão são poucos, mas é quando Helsínquia fica mais viva e vibrante, com a população nas ruas de fato valorizando o clima quente, talvez mais do que nas outras grandes cidades nórdicas. Apesar do ar provinciano, o que a torna acessível para conhecê-la a pé, dispõe de bons museus, pitorescas igrejas e uma animada vida noturna para qualquer época, tendo sido escolhida como uma das Cidades Culturais da Europa em 2000.


Praça do Senado, um dos pontos marcantes da cidade. Esta praça é dominada pela catedral Luterana (Tuomiokirkko), o prédio branco ao fundo, construção de 1852. No centro da praça, um monumento homenageia o Tzar Russo Alexandre II. Cercando a praça estão outros prédios importantes, como o Conselho de Estado (construção de 1822), a Universidade (1832) e Biblioteca central. Todo o conjunto é extremamente harmônico arquiteturalmente, e costuma estar sempre repleto de turistas. Em volta há também lojas de artigos turísticos e pequenos restaurantes. 

A menos de um quilómetro da praça do Senado situa-se a Catedral Uspenski, erguida no topo de uma colina, frente ao porto. Construída com tijolos vermelhos, este templo ortodoxo foi projetado por Aleksei Gornostayev, russo de São Petersburgo, e concluída em fins do século 19. Externamente, este prédio em estilo bizantino destaca-se da arquitectura típica dos prédios à sua volta. Mas seu interior é ainda mais opulento, graças às paredes cobertas por ícones ortodoxos. 




A cidade é muito bonita e muito agradável para dar uns passeios, prepare-se para o frio e para os preços exorbitantes, nomeadamente 2,5€ por um simples café.



Adim

Sem comentários:

Enviar um comentário

Instagram