Monastérios da Haghpat e Sanahin - Arménia

Estes dois mosteiros bizantinos na região de Tumanian do período de prosperidade durante a dinastia Kiurikian (10 a 13 séculos) foram importantes centros de aprendizagem. Sanahin em particular foi conhecido pela sua escola de iluminadores e calígrafos. Eles são exemplos excepcionais do 'salão abobadado' arquitetura eclesiástica que se desenvolveu na Arménia, de 10 a 13 séculos, que misturaram elementos de arquitetura da igreja bizantina e do estilo de construção vernacular tradicional desta região.

A construção da igreja principal do grande complexo monástico fortificada de Haghpat, dedicada à Santa Cruz, começou em 966-67 e foi concluída em 991. A cúpula central assenta em quatro pilares enormes nas paredes laterais. As paredes externas são quase totalmente coberto por nichos triangulares. A abside contém um afresco de Cristo Pantocrator. O edifício está completo e em sua forma original, para além de algumas 11th- e do século 12 restaurações, incluindo o grande gavit através do qual o acesso é feito para a igreja. O plano do gavit, construído na segunda década do século 13, difere marcadamente em estilo da igreja principal. Um grande edifício de tipo narthex utilizado para reuniões, ensino e rituais funerários é baseado na arquitetura vernacular em madeira, com telhado apoiado em quatro pilares no centro da estrutura. Abóbada divide o interior do tecto em nove secções, o centro de um dos quais ( yerdik ) é a mais elevada e domina o espaço interior, bem como iluminando-a. A igreja é acompanhado por uma passagem abobadada, em grande jamatoun (casa do capítulo), no mesmo estilo como o gavit, construído no século 13. Também ligado à igreja é a biblioteca, um edifício quadrado compacto que remonta ao século 12.
O monastério de Sanahin consiste de um grande grupo de edifícios no planalto acima do desfiladeiro Debet e habilmente integrado no impressionante paisagem montanhosa. As construções estão dispostas em dois eixos retangulares, com suas fachadas de frente para oeste. A igreja principal, construído no século 10, é a Catedral do Redentor. A ênfase do interior em forma de cruz está no núcleo central e a harmonia entre a base quadrada e cúpula circular. A cúpula central neste caso é cercado por quatro sacristias de dois andares ou capelas. Para o oeste há uma gavit quatro colunas construído em 1181. Seu plano é o de uma cruz inscrita em um quadrado. A iluminação é por meio de uma abertura no centro da cúpula. Este é o mais antigo exemplo conhecido deste tipo de estrutura, que deve sua origem a habitações de camponeses armênios que consistem em quartos quadrados, com quatro pilares free-standing que suportam o telhado e um furo central para permitir o fumo a ser disperso.

A Igreja da Mãe de Deus (Astvatzatzin), localizado ao norte da catedral e ligado a ele por meio de uma passagem abobadada em aberto, é o mais antigo edifício no complexo, construído em 934 por monges em fuga de Bizâncio. A grande biblioteca (scriptorium), construído em 1063, é quadrada em planta e abobadado, com dez nichos de tamanhos variados em que códices e livros foram armazenados. No canto sudeste da biblioteca encontra-se a pequena igreja dedicada a São Gregório, o Iluminador. A Academia de Gregory magistros do século 11 está localizado entre as duas igrejas principais. Os nichos profundos ao longo das paredes e da abundância de luz dão a este edifício uma qualidade espacial excepcional. O cemitério, localizado ao sul-leste dos principais edifícios, contém o mausoléu final do século 12 dos príncipes Zakarian.~

http://www.tourismarmenia.org/

Adim

Sem comentários:

Enviar um comentário

Instagram