Socotra Arquipélago - Iémen


Socotra arquipélago, no Oceano Índico, a noroeste perto do Golfo de Aden, é de 250 km de comprimento e é composto por quatro ilhas e duas ilhotas rochosas que aparecem como um prolongamento do Corno de África. O site é de importância universal devido à sua biodiversidade, com rica flora e fauna e distinta: 37% das espécies de Socotra 825 plantas, 90% de suas espécies de répteis e 95% de suas espécies de caracóis terrestres não ocorrem em nenhum outro lugar do mundo. 

Também oferece suporte a populações globalmente significativas de terra e aves marinhas (192 espécies de aves, 44 das quais raça nas ilhas enquanto 85 são migrantes regulares), incluindo um número de espécies ameaçadas. A vida marinha de Socotra é também muito diversa, com 253 espécies de corais construtores de recifes, 730 espécies de peixes costeiros e 300 espécies de lagosta, caranguejo e camarão.

Socotra é globalmente importante para a conservação da biodiversidade por causa de sua flora excepcionalmente ricas e distintas e fauna. 37% das espécies de plantas de Socotra, 90% de suas espécies de répteis e 95% de suas espécies de caracóis terrestres não ocorrem em nenhum outro lugar do mundo. Socotra é de particular importância para o Corno de África do hotspot da biodiversidade e, como uma das ilhas mais ricas em biodiversidade e distinta do mundo, tem sido chamado de "Galápagos do Oceano Índico".
Critério (x): A diversidade biológica e espécies ameaçadas: Socotra é globalmente importante para a conservação da biodiversidade por causa de seu nível excepcional de biodiversidade e endemismo em vários grupos terrestres e marinhos de organismos. Socotra é particularmente importante para a sua diversidade de plantas e tem 825 espécies de plantas das quais 307 (37%) são endêmicas. Socotra tem grande importância para espécies de aves como sublinhadas pela identificação pela Birdlife International de 22 Áreas Importantes para Aves em Socotra. Socotra também suporta populações globalmente significativas de outras aves terrestres e marítimas, incluindo um número de espécies ameaçadas. Níveis extremamente altos de endemismo ocorrer em répteis de Socotra (34 espécies, endemismo de 90%) e caracóis terrestres (96 espécies, 95% de endemismo). A vida marinha de Socotra é também muito diversa, com 253 espécies de corais construtores de recifes, 730 espécies de peixes costeiros e 300 espécies de lagosta, caranguejo e camarão, e bem representados nas zonas marinhas da propriedade.


A propriedade é de tamanho suficiente para representar adequadamente todos os recursos terrestres e marinhos e processos que são essenciais para a conservação a longo prazo da biodiversidade rica e distinta do arquipélago. Os santuários da natureza terrestre, parques nacionais e áreas de interesse botânico especial incluídas na propriedade abranger cerca de 75% da área total. Eles protegem todos os tipos de vegetação principais, áreas de alto valor flora e da fauna e áreas importantes do pássaro. Os santuários naturais marinhas incluídas na propriedade abranger os elementos mais importantes da biodiversidade marinha. Integridade do imóvel é reforçada por zonas de segurança terrestres e marinhos que não fazem parte do imóvel inscrito.


Todas as áreas que compõem a propriedade tem protecção legal, no entanto há uma necessidade de reforçar o quadro legislativo e capacidade de gestão e execução. Apesar de habitats terrestres e marinhos da propriedade são geralmente ainda em bom estado, planejamento, gestão precisa lidar mais eficazmente com as ameaças atuais, incluindo sobrepastoreio road, e overharvesting dos ecossistemas terrestres e recursos naturais. Potenciais ameaças futuras incluem o turismo insustentável e espécies invasoras. Impactos dessas ameaças sobre a biodiversidade de Socotra precisa ser cuidadosamente monitorizados e minimizados. A estratégia de financiamento sustentável é necessário para garantir os recursos humanos e financeiros necessários para a gestão a longo prazo da propriedade. Estabelecimento de ligações adequadas devem ser desenvolvidas entre a gestão da propriedade, suas zonas-tampão e da Reserva da Biosfera Socotra.

























O que acha do Arquipélago de Socotra?

Fonte : UNESCO.ORG



Adim

Sem comentários:

Enviar um comentário

Instagram